top of page

Odin  é considerado o deus principal da mitologia nórdica .Seu papel é complexo; é o deus da sabedoria, da guerra e da morte, embora também, em menor escala, da magia, da poesia, da profecia, da vitória e da caça.No fim dos tempos Odin conduzirá os deuses e os homens contra as forças do caos na batalha do fim do mundo, o Ragnarök. É criador da humanidade, detentor supremo do conhecimento, das fórmulas mágicas e das runas, invocado por ocasião das batalhas, durante os naufrágios e as doenças, na defesa contra o inimigo, e afinal em qualquer situação desesperadora.

Na mitologia nórdica, Thor é o deus que está associado aos trovões, relâmpagos, tempestades, árvores de carvalho, força, proteção da humanidade e também a santificação, cura e fertilidade.Thor era grande para um deus, extremamente forte (podendo comer uma vaca em uma "refeição"). Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo.  A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que aumentava sua força em dez vezes.

Na mitologia nórdica, Freyr ou Freir é filho de Njord e irmão de Freya, e está casado com a gigante Gerda. É um deus representado como belo e forte que comanda o      tempo e a prosperidade, a fertilidade, a alegria e a paz. É o deus chefe da agricultura.     .Apesar de ser um deus pacífico, Frey está destinado a lutar contra Surtur na batalha de Ragnarok. Nesta luta não poderá utilizar a sua espada mágica, porque a deu ao seu        escudeiro, Skirnir.

Baldur é uma divindade da mitologia nórdica. Era uma divindade da justiça e da sabedoria. Sua importância seria a morte e ressurreição após o Ragnarock para liderar os novos deuses em uma nova era.Existem muitas variações dos atributos de Baldur. Alguns o colocam como o deus da vegetação, outros como o deus solar, e até como mensageiro da "idade de ouro" que surgirá após a purificação do Ragnarok. Baldur era representado como sendo um jovem esguio, loiro de olhos azuis, carregando consigo um escudo dourado e irradiava bondade e harmonia a sua volta e era amado por todos os deuses.

Na mitologia nórdica, Njord, o deus  dos Mares, dos ventos e da fertilidade, É o protetor dos pescadores e dos caçadores que, em sua honra, construiam pequenos altares nas falésias e nas florestas, onde depositavam parte do que conseguiam pescar ou caçar. Era visto como um deus pacífico. Njord casou com Skadi, deusa do Inverno e da caça. Skadi escolheu o seu marido observando os pés dos deuses, sem lhes ver a cara, e começou a procurar os pés mais limpos e bonitos, e escolheu os de Njord, porque seus pés sempre estão limpos por causa da água do mar.

Ao tempo dos vikings, Týr abriu caminho para Odin, que se tornou ele próprio o deus da Guerra; filho do gigante do mar do inverno Hymir, passou a ser considerado filho de Odin, devido a sua coragem e heroísmo em batalha, representado por um homem sem a mão direita. Seu símbolo é a lança, na mitologia nórdica tanto uma arma como um símbolo de justiça.

Na mitologia nórdica, Heimdall é um deus que possui o retumbante chifre Gjallarhorn e cavalga o cavalo-guará dourado Gulltoppr, além de possuir dentes de ouro, e é filho de nove mães. Heimdallr é atestado como portador da presciência, visão aguçada e audição, é descrito como "o mais brilhante dos deuses", e mantém o relógio para o início do Ragnarök ao beber muito hidromel em sua morada, Himinbjörg, localizada onde a ponte arco-íris Bifröst queima ao encontrar-se com o céu.

É um dos deuses gigantes antigos. Obteve todo o seu conhecimento ao beber do poço da Grande Sabedoria nas raízes deYggdrasil. Mimir concedeu a Odin um gole de sabedoria de uma das fontes em que a raiz de yggdrasil mergulhava em troca de seu olho.

Na mitologia nórdica, Aegir  é o deus dos mares e oceanos.Ele era ao mesmo tempo cultuado e temido pelos marinheiros, pois estes acreditavam que Aegir aparecia de vez em quando na superfície para tomar a carga, homens e navios com ele para seu salão no fundo do oceano. Por isso eram feitos sacrifícios para apaziguá-los, muitas vezes sendo sacrificados prisioneiros antes de se começar a velejar. Aegir também é conhecido pelo entretenimento generoso que ele providenciava aos outros deuses.. Ele está mais associado à regência das viagens marítimas e coisas mundanas, do que à essência do mar, do oceano e do princípio da água, pois estes já são regidos por Njord. Sendo assim, Aegir seria o comandante das criaturas aquáticas.

Na mitologia nórdica, Uller (antigo nórdico: Ullr; em português: Glória) é o deus da caça, da justiça, do inverno e da morte. Vive em Ydalir e é um excelente arqueiro e esquiador. É o filho de Sif e enteado Thor. Não é conhecido quem é o seu pai. A sua mulher é a gigante Skadi, que se divorciou de Njord. Ele morava em Ydalir, o Yew-bosque, referindo-se ao fato de que a madeira de teixo era o favorito para a fabricação de arcos de até milhares de anos atrás. Odin é temporariamente exilado  e Ullr é escolhido para ficar em seu lugar até a volta de Odin.

os deuses

bottom of page